História

Os fundadores da Editora iniciaram suas atividades no ano de 1976, na hoje extinta Cortez e Morais.

Na oportunidade, o grupo, então organizado sob a forma de Conselho Editorial, definiu como orientação prioritária a difusão de teses e dissertações de autores brasileiros, já demonstrando assim enorme vitalidade e capacidade de reflexão sobre problemas educativos nacionais.

Coleção Educação Universitária constituiu marco referencial importante, de encontro do pensamento pedagógico com um espaço aberto ao autor brasileiro, até então preso às elaborações vindas, sobretudo, da Europa e dos Estados Unidos e com linhas editoriais cativas nas editoras que difundiam a literatura pedagógica entre nós.

Com o rompimento comercial da Cortez e Morais, o então Conselho Editorial decidiu continuar seu trabalho e criou a Editora Autores Associados. O nome é uma referência ao fato de que se trata de uma Editora comprometida com Autores, sua valorização e sua capacidade de influir na condução dos destinos do país através do livro.

O grupo que criou a Editora Autores Associados, em 1979, era integrado por Antonio Joaquim SeverinoCasemiro dos Reis FilhoDermeval SavianiGilberta S. de Martino JannuzziJoel MartinsMaurício TragtenbergMoacir GadottiMiguel de La PuenteMilton de Miranda eWalter E. Garcia.

Razões diversas impediram que o grupo continuasse com sua composição inicial, embora os compromissos sigam os mesmos, ampliados com outras coleções e títulos que já são conhecidos da maioria dos educadores brasileiros. A parceria com a Editora Cortez ampliou o raio de ação da Autores Associados e consolidou a importância e o papel do educador brasileiro na transformação (lenta, segundo nosso desejo) das estruturas educativas.

A terceira etapa da Autores Associados, sem as parcerias anteriores e com a diversificação de sua linha editorial, procura manter os compromissos originários, abrindo-se para horizontes ainda mais amplos.

Para nós, a trajetória já cumprida é um feito histórico, na medida em que, apesar das adversidades, temos sido imensamente prestigiados por nossos colegas e por todos que ainda acreditam que é possível um modelo educativo que contribua para a construção de uma cidadania igual para todos.

No entanto, os horizontes não são muito animadores. O processo de internacionalização da economia avança na proporção do empobrecimento nacional e isto se reflete nos setores sociais, cada vez mais entregues à sua própria sorte, ou à capacidade de resistência . Nós acreditamos que vale a pena seguir lutando para mudar os rumos da política educacional em nosso país.

Conselho Editorial “Prof. Casemiro dos Reis Filho”

Bernardete A. Gatti
Graduada em Pedagogia pela USP (1962), Doutora em Psicologia pela Universite de Paris VII (1972), Pós-Doutorado pela Pennsylvania State University (1974) e Pós-Doutorado pela Universite de Montreal (1976). Atualmente é professora doutora da PUC-SP e coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Também é consultora da Capes, membro do Conselho Consultivo da Cenpec, consultora da Fapesp, conselheira científica da revista Psicologia, Conselho Editorial da revista de Educação Pública, consultora do Instituto Internacional de Pesquisa em Educação e Conselho Fiscal da Anped.

Carlos Roberto Jamil Cury
Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), Mestre em Educação: história, política, sociedade pela PUC-SP (1977) e Doutor em Educação: história, política, sociedade pela PUC-SP (1979). Atualmente é professor adjunto da PUC Minas, tendo sido professor da UFMG da qual, hoje, é Professor Emérito.

Dermeval Saviani
Graduado em filosofia pela PUC-SP (1966), doutor em filosofia da educação pela PUC-SP (1971) e Pós-Doutorado pela Universita degli Studi, em Bologna (1995). Foi condecorado com a Medalha do Mérito Educacional do MEC e recebeu da Unicamp o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica e o título de Professor Emérito.

Gilberta S. de M. Jannuzzi
Graduada em Nutrição pela USP (1951), Graduada em Pedagogia pela PUC Campinas (1971), Especialização em Educação pela PUC Campinas (1971), especialização em Psicologia Aplicada ao Trabalho pela PUC Campinas (1972), Mestre em Educação pela Filosofia da Educação (1976) e Doutora em Educação pela Unicamp (1985). Atualmente é professora associada da Unicamp.

Maria Aparecida Dellinghausen Motta
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (1971), Pós-Graduada em Antropologia Filosófica na mesma Universidade (1973-1976) e em filosofia e história da educação na Unicamp (1981-1984). Desde muito jovem exerce atividades literárias, tendo publicado poesias no Jornal do Povo (Cachoeira do Sul-RS), Correio do Povo (Porto Alegre-RS), Correio Popular (Campinas-SP), A Palavra e A Fonte (São Sepé-RS). Participou, também, das antologias poéticas Poetas do Vale II (Porto Alegre, Martins Livreiro-Editor), Poetas do Vale III (Cachoeira do Sul, Coopecom) e Poetas do Vale V (Cachoeira do Sul), publicadas nas décadas de 1980 e 1990.

Walter E. Garcia
Pedagogo, Ex-coordenador de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Paulo e Ex-coordenador Geral do Centro de Educação da PUC-SP. Desde 1980, Analista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq (1980-1995). Ex-consultor de educação da Unesco e do Pnud (Basília -DF). Sócio Fundador e Primeiro Diretor da Editora Autores Associados.

Diretoria Executiva
Flávio Baldy dos Reis

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