Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais

Hoje é comemorado mundialmente o Dia do Livro e dos Direitos Autorais. A comemoração teve início na Catalunha, Espanha, mas em outra data. Ele era celebrado desde 1926 no dia 07 de outubro como uma comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, um escritor espanhol.

Posteriormente a data foi atribuída pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura – em 1995 para conscientização da importância dos livros e da leitura em nossa sociedade, e também em comemoração a todos os autores importantes que faleceram na data (como William Shakespeare e Miguel de Cervantes). Além disso, a data é importante para que os jovens tenham conhecimento de que a leitura é na verdade um prazer e passem a incorporar a prática ao dia a dia.

Dia_mundial_do_Livro2

Em nota, a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, ressaltou que “este dia propicia uma oportunidade para refletirmos juntos sobre maneiras de melhor disseminar a cultura da palavra escrita e de permitir que todos os indivíduos, homens, mulheres e crianças, tenham acesso a ela, por meio de programas de alfabetização e de apoio a carreiras em publicações, livrarias, bibliotecas e escolas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s