35ª Reunião Anual da ANPEd

Acontecerá, dos dias 21 a 24 de outubro, a 35ª Reunião Anual da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). O tema será Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI, e segundo nota no site da Associação, o tema “expressa a preocupação de que a educação, como política pública social, deve contribuir para reduzir as desigualdades que marcam o país em um contexto de grande diversidade, no qual a cultura, pensada em sentido plural, deve ser respeitada”.A composição da programação teve orientação pelo tema, deste modo os nomes dos convidados e a seleção dos títulos tem ligação com o amplo tema.

A Reunião ocorrerá em Porto de Galinhas, Pernambuco, e desde o ano passado ela ganhou caráter itinerante. A 34ª edição aconteceu em Natal, Ri Grande do Norte. O fato de a Reunião ser itinerante contribui com o fortalecimento da pós-graduação em Educação nas regiões norte e nordeste.

O encontro contará com a presença de pesquisadores estrangeiros de diversos países – Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha e Portugal. A Reunião, segundo os organizadores, será um espaço de discussão política acerca dos rumos da educação no Brasil, “no momento em que estamos lutando pela efetiva celeridade da aprovação do Plano Nacional de Educação que se encontra em tramitação no Congresso Nacional desde dezembro de 2010”.

Autores Associados na 35ª Reunião

No dia 23 de outubro, terça-feira, acontecerá o lançamento de treze títulos da Autores Associados entre as 18 e as 19 horas.

Confira os livros anunciados para lançamento na ANPEd 2012:

1. Laboratório de ensino de geometria – Rogéria Gaudencio do Rêgo, Rômulo Marinho do Rêgo e Kleber M. Vieira (orgs.)

2. Pedagogia histórico-crítica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora – Ana Carolina Galvão Marsiglia & Eraldo Batista (orgs.)

 3. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar – Dermeval Saviani e Newton Duarte

4. Pantanal Sul-Matugrosense: ameaças e propostas –  Gilberto Luiz Alves, Mercedes Abid Marcante e Silvio Favero (orgs.)

5. Teoria crítica e formação cultural: aspectos filosóficos e sociopolíticos – Antonio A. S. Zuin, Luiz Antônio Calmon L. Lastória e Luiz Roberto Gomes (orgs.)

6. Teoria crítica e crises: estética, educação, razão instrumental e tecnologias – Bruno Pucci, Belarmino Cesar G. da Costa e Fabio A. Durão (orgs.)

7. A educação em Mészaros: trabalho, alienação e emancipação – Caio Antunes

8. O Hino, o Sermão e a Ordem do Dia – José Silvério Baía Horta

9. Educação infantil versus educação escolar? Entre a (des)escolarização e a precarização do trabalho pedagógico nas salas de aula – Alessandra Arce e Mara R. Jacomeli (orgs.)

10. Os bebês e as coisas ou a criatividade do desenvolvimento cognitivo –  Hermine Sinclair, Mira Stambak, Irène Lézine, Sylvie Rayna

11.  Ideias Orientadoras para a creche – Egle Becchi, Anna Bondioli, Monica  Ferrari & Antonio Gariboldi

12. Educação infantil e o PNE – Ana Lúcia Goulart de Faria & Ligia Aquino (orgs)

13. O mundo da escrita no universo da pequena infância – 3ª edição – Ana Lúcia Goulart de Faria e Suely Amaral Mello (orgs.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s