A história do Dia do Professor

É de conhecimento geral que o dia 15 de outubro é comemorado no Brasil o Dia do Professor, o que pouca gente sabe é a história por trás desta data. Em 15 de outubro de 1827, o Imperador do Brasil Dom Pedro I baixou um Decreto Imperial, que criava o Ensino Elementar no Brasil. O Decreto proclamava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”, além da descentralização do ensino, regularização do salário aos professores e apresentava as matérias básicas que todas as crianças deveriam aprender. Mas a ideia não foi cumprida.

Foi só 120 anos depois, em 1947, na cidade de São Paulo, que no dia 15/10 foi estabelecido o Dia do Professor. Devido ao pouco período de férias do segundo semestre (de 1º de junho até 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias), quatro professores organizaram uma parada para evitar a pressão que estavam sofrendo com as aulas. O dia 15 de outubro foi escolhido para a parada, e houve presença maciça tanto de professores quanto de alunos e pais de alunos. O discurso do professor Salomão Becker ficou famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão”, além de frisar que o encontro seria anual a partir daquele dia.

Nos anos seguintes a celebração se espalhou pelo país, até a data ser oficializada como feriado escolar, em 14 de outubro de 1963, por um Decreto Federal 52.682. No Decreto  a razão do feriado era definida “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s